11/01/10

A Libertação da Mulher ...


Ainda tens presente o vídeo do Canal História que vimos na aula sobre a Libertação da Mulher? Como sabes, não tivemos tempo de completar a ficha de trabalho sobre o filme, que serve para treinar não só a tua memória visual, mas também para elaborares um texto simples mas completo sobre este tema. Espero que nesta altura já tenhas completado a ficha e que só agora realizes a correcção!

Aqui vai pois a dita correcção e duas belíssimas fotos de mulheres dos anos 20, uma de uma capa revista, outra, de estúdio de fotografia para a revista americana Life.


A CORRECÇÃO DO TRABALHO


FICHA DE TRABALHO

Videograma “ A Emancipação das Mulheres “ Canal H

1 - Em que data aproximada começa este movimento de emancipação das mulheres? No princípio do Século XX, mais ou menos na década de 1900-1910

2- Em que países se iniciou ? EUA, Inglaterra, França

3- Qual foi a primeira “Luta” travada pelas mulheres no caminho da sua emancipação e como foram chamadas essas mulheres? Foi a luta pelos direitos políticos, nomeadamente o Direito de voto. Eram as chamadas "sufragistas"

4- Em que campos, em que áreas, diversas mulheres travaram batalhas para a sua libertação ?

No campo dos seus direitos políticos, na tomada de consciência do seu próprio corpo, da sua beleza; no mundo do trabalho, no campo do ensino, no desporto, na consciªência que eram seres sociais com direito à cultura, à diversão.


5 – Resume em três palavras, os papeis tradicionados destinados às mulheres do Século XIX ?

Esposa, Mãe e Dona-de-Casa

6 – És capaz de completar este texto ?

O combate pela emancipação feminina, teve várias fases, foi longo e difícil. Começou com as célebres Sufragistas, que lutaram pelo direito de voto das mulhres, e continuou com a tomada de consciência do seu próprio corpo, com o uso de vestidos mais curtos, com decotes mais ousados, com a maquilhagem, o corte do cabelo à estilo “garçonne”; Muitas mulheres realizam-se também a nível profissional, arranjando um emprego, já que assim conseguiam a sua autonomia financeira. Em muitos países conseguiram que a lei consagrasse o divórcio e a igualdade da lei perante os homens; Muitas como forma de realização pessoal, continuaram os estudos chegando a frequentar as universidades, o que lhes permitiu chegar a cargos políticos, ou de direcção. Assumem-se como seres sociais com direito a vida própria e por isso começam a frequentar o cinema, o teatro, os bares, clubes onde fumam , dançam o “charlston”, o “foxtrot”, ou ouvem o novo estilo de música popularizado pelos negros americanos o célebre jazz ; Na luta das mulhsres portuguesas, destacaram-se várias feministas , entre elas, Carolina Beatriz Ângelo , a primeira mulher a votar nas eleições de 1911, Ana de Castro Osório, influente escritora feminista e defensora dos direitos cívicos das mulheres, ou mesmo Regina Quintanilha; a primeira mulher advogada. “




Sem comentários:

Enviar um comentário