Em 1911, realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa, cujos deputados vão elaborar a CONSTITUIÇÃO DE 1911. Esta constituição, naturalmente defendia a separação dos poderes entre o Parlamento que ficava com o poder legislativo, o Presidente da República e o Governo que ficavam com o poder executivo e os Tribunais que se encarregavam do poder judicial. Como já sabes o Parlamento escolhia e podia demitir o Presidente da República e um Governo que se formasse só se podia manter se tivesse o apoio da maioria dos deputados desse Parlamento. Como irás verificar, isso vai trazer uma grande instabilidade política, uma autêntica balburdia , e o desprestígio do regime republicano. PORQUÊ?
Simplesmente porque se o Partido Republicano se manteve unido para fazer cair a monarquia, agora, depois da Revolução de 5 de Outubro de 1910, vai-se "partir" em diversos partidos, muitas vezes adversários uns dos outros, o que fazia que um governo que fosse constituído por um, não tinha o apoio dos outros, ou quando os partidos se "zangavam", tiravam o apoio aos ministros e governo que antes tinham apoiado! Para te dar uma ideia do que foi politicamente este período de 1910 a 1926, ficas a saber que Portugal teve ( lembro-te que um governo era formado para governar 4 anos) qualquer coisa como 45 Governos e 8 Presidentes da República!!
Apesar de tudo, Estes governos republicanos, principalmente os chefiados por Afonso Costa, tomaram medias importantes que irás encontrar mais à frente. Se na economia e nas finanças pouco se fez, continuando o País atrasado e pobre quer a nível agrícola, industrial quer a nível do desequilíbrio da balança comercial, a nível social, cultural, ensino e separação do Estado da igreja,a acçãos dos Republicanos foi muito importante. Para além das medidas imediatas como : UMA NOVA BANDEIRA , um NOVO HINO (a Portuguesa), e uma NOVA MOEDA (o escudo), os governos republicanos tomaram as seguintes medidas:
ENSINO/EDUCAÇÃO:
- Ensino obrigatório e gratuito para todas as crianças dos 7 aos 10 anos
- Criação de Jardins-de-Infância e aumento do número de escolas primárias
- Reforma do Ensino Técnico
- Criação das modernas Universidades do Porto e Lisboa
SEPARAÇÃO ESTADO-IGREJA
- Registo civil obrigatório
- Legalização do divórcio
- Proibição do ensino religioso nas escolas oficiais ( do Estado)
- Expulsão das Ordens Religiosas e nacionalização ( passam para o Estado) dos seus bens
MEDIDAS SOCIAIS
- Reconhecido o direito à greve
- Fixado um horário semanal de trabalho (48h)
- Protecção na doença, na velhice, nos acidentes de trabalho
- Igualdade entre filhos legítimos e ilegítimos
Apesar de muitas destas medidas terem a oposição da Igreja Católica, as medidas tomadas iam de encontro às ideias de Liberdade e Igualdade dos Republicanos.
Mas a situação económica, social e política não melhorou e em 1916, Portugal entra na 1ª Guerra Mundial ao lado dos aliados, o que vai trazer mais despesas e descontentamento na população. Em 1917-18, Portugal entre mesmo num período de ditadura, chefiada por SIDÓNIO PAIS, que foi assassinado.
A situação do país piorava, o descontentamento aumentava, e em 1926 no dia 28 de Maio, um golpe militar instaura uma ditadura militar em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário