22/11/09

PORTUGAL: DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR

CRISE E QUEDA DA MONARQUIA

Em que situação económica, social e política se encontrava o nosso país, nos finais do Século XIX, princípios do Século XX ? Como irás verificar, a situação era de uma enorme gravidade , o que causava um enorme desconforto em vários grupos sociais .

A CRISE ECONÓMICA

AGRICULTURA :

Repara nestas duas gravuras:



Estas fotos dão-te uma ideia do estado da agricultura em Portugal por volta dos finais do século XIX, princípios do XX.
Embora Portugal fosse um país predominantemente agrícola, a nossa agricultura, como podes verificar, era muito pobre, devido ao regime de propriedade, a métodos e técnicas agrícolas muito atrasadas, com uma fraca mecanização e, como tal, produzia-se pouco e quase só para consumo interno.


INDÚSTRIA

A industrialização já tinha dado os seus primeiros passos, mas só em alguns sectores e concentradas nas grandes cidades, principalmente Porto e Lisboa. Era uma indústria com pouca maquinaria e ainda sem grande organização do trabalho, por isso pouco competitiva.
(observa as gravuras)


COMÉRCIO e FINANÇAS

Olha e analisa este gráfico sobre a balança comercial portuguesa

Claro que com uma agricultura pobre e uma indústria pouco desenvolvida a nossa actividade comercial, só podia ser fraca. Tínhamos uma balança comercial deficitária, com peso excessivo das importações em relação às exportações, ou seja, comprávamos muitos produtos agrícolas e industriais ao estrangeiro e o que vendíamos, não equilibrava essas compras.

A nível financeiro, tínhamos dívidas a vários países estrangeiros, muitas delas ainda do tempo do desenvolvimento das vias de comunicação-FONTISMO ( Fontes Pereira de Melo).
Os impostos subiam, a inflação ( diferença entre preços e salários) era cada vez maior, a moeda desvalorizava, as falências sucediam-se.


OS PROBLEMAS SOCIAIS

A Classe média, constituída pela pequena e média burguesia, estava muito descontente, pois estava a perder poder de compra, a sofrer os aumentos de impostos, e queria participar no governo e nas decisões políticas.

O Operariado queria melhorar as suas condições de vida, pois recebia baixos salários, trabalhava 12 a 14 horas por dia, e com a crise, ameaçados de desemprego.

O País tinha também graves problemas pois existia um elevado grau de analfabetismo, e a Igreja tinha muita influência na sociedade e no Estado.

Um Bairro Operário em Lisboa


A SITUAÇÃO POLÍTICA

A- O DESPRESTÍGIO (DESCRÉDITO) da Monarquia

O Rei e a Casa Real, não gozavam de uma boa imagem, quer devido a causas externas, quer devido a erros próprios. Assim:

  • Ao aceitar o Ultimato da Inglaterra, o Rei D. Carlos, criou perante o povo a imagem de cobardia, de fraqueza.


(Caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro sobre o Ultimato)

  • A Revolta do 31 de Janeiro no Porto de 1891 ( a 1ª tentativa de derrube do regime monárquico) e a forma como os revoltosos foram condenados, praticamente sem julgamento, ajudaram a criar uma imagem pouco favorável.


( Revolta de 31 de Janeiro de 1891-Porto-tropas municipais fiéis ao Rei bombardeiam os revoltosos na Câmara Municipal)
  • Erro político grave, ao dissolver o Parlamento e entregar o poder a João Franco, dando-lhe plenos poderes. Este Ministro vai governar o país em ditadura, o que vai criar um clima de descontentamento e revolta em muitos sectores da sociedade.


(João Franco)
  • "Questão dos adiantamentos à Casa Real" dinheiro pedido emprestado (adiantado), para as despesas da família real, o que vai indignar o país a viver em dificuldades.


B -
A SITUAÇÃO POLÍTICA

Observa esta caricatura e Lê este documento. Ambos te dão uma ideia da situação de instabilidade política que se vivia em Portugal nos últimos anos da Monarquia.


  • O sistema político português era uma Monarquia Constitucional com dois partidos monárquicos que se revesavam no poder: o Partido REGENERADOR e o Partido PROGRESSISTA, mas na década de 1870, formam-se dois Partidos, opositores da Monarquia : o Partido SOCIALISTA ( mais dirigido aos operários, teve poucos adeptos e entrou erm decadência em 1880) e o Partido REPUBLICANO este com grande apoio na pequena e média burguesia, vai utilizar os meios de comunicação para atacar a monarquia e fazer circular as suas ideias, ganhando assim muitos aderentes, mesmo no meio operário.

  • A influência de Sociedades secretas ou semi-secretas como a MAÇONARIA e a CARBONÁRIA, que através da propaganda e da violência vão lutar contra o regime monárquico.


Símbolo da Carbonária

Símbolo da Maçonaria

  • O poder dos SINDICATOS que mobilizaram os trabalhadores através de manifestações, greves, jornais, contra os governos monárquicos.



Toda esta situação, este clima de instabilidade e descontentamento vai levar a que no dia 1 de Fevereiro de 1908, o Rei D. CARLOS e o Príncipe herdeiro D. Luís Filipe fossem assassinados no Terreiro do Paço. foi o REGICÍDIO

(Gravuras do Regicídio)

Já agora podes ver o seguinte filme do Youtube



ou este:




O trono é ocupado por D. MANUEL II que demite João Franco, forma um governo com membros de todos os partidos monárquicos, mas os escândalos políticos , muitas vezes exagerados pela Imprensa e a acção cada vez mais activa do Partido Republicano, vão tornar inevitável a queda da Monarquia.


D. Manuel II, o último Rei de Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário