22/11/09

A REVOLUÇÃO SOVIÉTICA

FIGURAS CHAVE DESTA UNIDADE


CZAR NICOLAU II


KERENSKY


LENINE


TROTSKY


ESTALINE

Como tudo começou:

Situação Económica e Social da Rússia nas vésperas da Revolução


ECONOMIA

  • A Agricultura ocupava 75 , 80 % da população, mas era em muitos casos pobre e pouco desenvolvida tecnologicamente.

  • Indústria pouco desenvolvida e dependente de técnicos e capitais estrangeiros bem como concentrada nas cidades de Moscovo e S. Petersburgo .

  • A actividade comercial limitava-se ás grandes cidades, pois a Rússia era um território imenso, com as cidades muito dispersas, e com meios e vias de comunicação muito insuficientes.



Situação Político-Social



  • A Rússia era um estado autoritário, dominado ditatorialmente pelo Czar Nicolau II.

  • O Operariado era uma minoria de 3 milhões , apenas 2% da população, com baixos salários, horários pesados, más condições de habitação


  • Os camponeses praticamente não tinham terra, pois a mesma, encontrava-se na mão dos grandes proprietários nobres ; viviam miseravelmente em regime de semi - servidão. Muitos emigravam para as cidades, tentando emprego nas fábricas ou caindo no desemprego.

  • A burguesia composta maioritariamente por funcionários públicos e profissões liberais vivia também com algumas dificuldades e não tinha influência junto do governo.



OS ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO


  • Difusão/Espalhar das ideias socialistas (Marxismo) a que aderiram operários , mas também elementos da pequena burguesia.


  • Guerra e derrotas com o Japão (1904-05) o que agravou a situação das populações.


  • O " Domingo Sangrento " (Janeiro 1905)-tropas do Czar atiram sobre multidão que se manifestava pacificamente em frente do Palácio de Inverno em S. Petesrburgo. Esta acto, leva a uma grande indignação e agitação, como revoltas camponesas, greves de operários, motins de militares. O Czar tenta serenar os ânimos, mas a situação não se alterou.

  • A participação da Rússia na 1.ª Guerra, com o elevado número de mortos, a falta de alimentos e os preços altos, a fome e a miséria.

AS DUAS REVOLUÇÕES

O descontentamento era geral e assim:

A REVOLUÇÃO BURGUESA DE FEVEREIRO DE 1917
  • Em Fevereiro de 1917, milhares de operários e burguesia de S. Petersburgo a que se juntaram muitos militares, tomam conta da cidade. o Czar é obrigado a abdicar.
  • Forma-se um governo provisório de liberais e socialistas moderados apoiado na Duma (Parlamento). KERENSKY, chefia como 1º ministro este governo.
  • Ao mesmo tempo em diversas cidades russas formam-se associações revolucionárias de operários e soldados, conhecidas pelos "sovietes", que influenciados pelas ideias marxistas, dominavam as fábricas e quartéis. Os sovietes rapidamente foram dominados pelo partido bolchevique, que defendia a tomada do poder pelos operários (ditadura do proletariado) e que tinha como figuras dirigentes LENINE e TROTSKY.
  • Lenine rapidamente se torna muito popular e claramente o chefe da revolução. Os bolcheviques através da agitação, da propaganda, das greves, e aproveitando a situação de caos no país, agravado pelas mortes de soldados russos na 1º Guerra ( Kerensky, fiel à Triple Entente, não retirou as tropas russas da Guerra), preparam uma revolta armada e a tomada do poder.

A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE DE OUTUBRO DE 1917

  • Em Outubro os Bolcheviques assaltam o Palácio de Inverno, onde Kerensky já não estava porque tinha fugido e tomam o poder.
  • Elege-se um governo todo ele bolchevique (comunista) dirigido por Lenine. É este governo que negoceia com a Alemanha um Tratado de Paz (Brest-Litovsky) e assim retira as forças russas da 1ª Guerra. Assim Lenine pretendia salvar a Revolução e dedicar todo o seu esforço a contruir a sociedade soialista que ambicionava.
  • Período de Guerra Civil entre os Bolcheviques no poder ( Tropas russas-Exército Vermelho, comandadas por TROTSKY) e, os "Russos Vermelhos" e, russos não bolcheviques, apoiados pelo Ocidente, "Russos Brancos".
  • Os comunistas ganham essa guerra e a Russia vai entrar decididamente na construção da sociedade socialista, através de três etapas:
  1. O COMUNISMO DE GUERRA
  2. N E P - Nova Política Económica
  3. O ESTALINISMO
Como irás aprender, é desta Revolução que surgirá como ditador absoluto, uma das figuras mais horrorosas e sinistras da História do Século XX: José ESTALINE


Existe algum filme interessante sobre esta unidade?
Existe sim senhor:

Um é o OKTOBER 1917 de Sergei Eisenstein, de 1927, ( cinema mudo) claramente de louvor à Revolução Soviética, mas muitíssimo belo esteticamente, quer na fotografia a Preto -Branco, quer na música. (aqui vai um extracto do Youtube:





Outro é de 1981 "REDS" com Warrem Beatty e Diane Keaton, em que relata a História verdadeira de um Jornalista americano que viveu os acontecimentos revolucionários de Outubro.
(Observa um bocadinho do Youtube)




Sem comentários:

Enviar um comentário