12/11/09

HEGEMONIA E DECLÍNIO DA INFLUÊNCIA EUROPEIA

IMPERIALISMO E COLONIALISMO

(Clica no mapa para ampliar-podes e deves fazer isso noutras imagens, quando se justifique)

Ao observares com atenção este mapa e analisares a sua legenda, ficas com alguma dúvida sobre as grandes potências coloniais Europeias? Claro que não! A INGLATERRA e a FRANÇA, claramente eram os dois países europeus que dominavam mais áreas coloniais. PORTUGAL, também tinha um Império colonial assinalável, principalmente no continente africano.

Aliás, nem quero "sonhar" que não sabes identificar num mapa as antigas colónias africanas portuguesas ( hoje independentes). Queres tentar neste mapa? Queres dar a resposta nos comentários?.


Afinal, porquê tanto interesse dos países europeus nas colónias? Se eu te disser que esses interesses eram de ordem económica, demográfica e estratégica, consegues elaborar um pequeno texto sobre o interesse colonial europeu?


Olha com atenção para a deliciosa caricatura abaixo




Se eu te disser que ela representa uma reunião, uma Conferência, entre os países com interesses coloniais num determinado continente e que se realizou entre 1884-1885, és capaz de identificar pelo nome esta Conferência?
Que duas medidas importantíssimas se aprovaram nela?

Olha com muita atenção as duas gravuras:



Olhaste bem para as gravuras? Claro que se fizeres um exercício de comparação entre as duas, percebes que há nelas uma contradição, alguém tinha determinados interesses que iam contra os interesses e ambições de outra potência. (repara no mapa-Cor-de-Rosa; repara onde o Cecil Rhodes, governador britânico , tem as botas).

O que te proponho: que elabores um texto sintético, mas bem escrito, com os acontecimentos situados no tempo , sobre este conflito colonial anglo-luso.

Posso-te ajudar? Aí vai: para elaborares o texto vou-te dar as palavras chave, mas "desordenadas". Pegas nelas e mentalmente primeiro, depois por escrito, elabora esse texto.

1886; mapa-cor-de-rosa; Egipto ; Ultimato ; territórios intermédios; Cabo; atribuição duvidosa; Sociedade Portuguesa de Geografia; 1890; Rei D. Carlos


A 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918

Olha atentamente este mapa curioso, mas muito exacto sobre os conflitos de interesses das potências Europeias, que foi uma das causas da Guerra:


A partir dele, serás capaz de me indicar as duas grandes alianças rivais que se formaram na primeira década do Século XX ?


Porque se formaram estas alianças? Claro que te vem logo à cabeça a expressão que debatemos nas nossas aulas "CLIMA DE PAZ ARMADA", que foi outra das causas e importantes da 1ª Guerra. Era o que faltava, não saberes explicar este conceito!?


Cemitério em Verdun

Para além desta terrível batalha de Verdun, certamente lembras-te de outras duas batalhas terrivelmente mortíferas desta 1ª Guerra. Atenção à memória sobre os filmes que vimos nas aulas.


Esta imagem diz-te alguma coisa?

Claro! O episódio do Produtor George Lucas, com o Jovem Indiana Jones na 1ª Guerra. Ainda te recordas que ele serviu para muito coisa, nomeadamente aprenderes o que foi a 1ª Guerra no terreno, e "levares" com TPC, com tradução do belíssimo poema de Siegfrid Sasson e como bónus a outra tradução do "Masters of War"? Vês como sou vosso amigo?

Então no vídeo viste isto:

e isto








































Pronto...estás convidado a escrever um resumo em que consigas explicar o que foi a Primeira Guerra Mundial no terreno, ou seja, as principais características desta Guerra.

1919, Conferência de Paris, diz-te alguma coisa ?

- Assinatura dos Tratados de Paz com os países derrotados da Guerra, entre eles o TRATADO DE VERSALHES -Lançamento da ideia da SDN

Olha esta caricatura da época


Repara na Alemanha, saída de Versalhes! Tem razão de ser esta caricatura? o Tratado de VErsalhes foi mesmo um "Diktat" ? Claro que foi! A Alemanha foi humilhada, ofendida na sua dignidade de grande nação e como sabes, menos de 20 anos depois um homem chamado Adolfo Hitler, vai aproveitar-se deste facto para ganhar as simpatias do seu povo.

Quais os grandes termos deste tratado que penalizaram fortemente a Alemanha?

Completa: "Territorialmente, perdeu toas as _________________; a ______________ e a ____________, passaram para a França. A nível militar o seu exército foi reduzido a _______ mil homens, o serviço militar obrigatório foi proibido, como proíbido foi a posse de armamento ____________; a zona da __________ foi desmilitarizada. A nível económico a Alemanha foi acusada _________________________________ e por isso obrigada a pagar ______________________ de guerra a determinados países vencedores. "



Para acabar esta unidade, faz a legenda deste mapa, sabendo que o mesmo nasce no final da Guerra no seguimento da nova carta política europeia.

Prontinho! Cumpri a minha tarefa! Agora é a vez de cumprirem a vossa!

Aviso:Esta "papinha" tomada de uma vez pode ser indigesto, por isso deve ser assimilada aos bocadinhos e misturada com...inteligência, muita inteligência! Podem temperar com estilo próprio, conhecimento e porque não, memória!

Bem, 2ª Feira lá nos encontraremos no "restaurante" do costume ( perdão!) na sala de aula de sempre. Eu convido e a turma A não paga...se todos tirarem positiva.

Nem um fica para trás! Se eu acredito, porque razão não hão-de vocês acreditar?

COM O 9º A...JÁ ESTÁ!


Ah! Ia-me esquecendo: Estou como o polícia de trânsito: CIRCULEM! CIRCULEM! Percebem?! Quero os meus filmes para esta unidade a circular pela turma, ("África Minha" e "A Oeste Nada de Novo") a serem vistos e se possível compreendidos, Ok?









Sem comentários:

Enviar um comentário